O que se faz no clube da evidência?



Como buscar
artigos científicos?

Existe um pequeno tutorial de iniciação à busca de artigos.
Mas para quem tem paciência é possível evoluir bastante sozinho. Entre no pubmed, escreva seus termos do mesmo modo duma busca no google. Perca um tempo entendendo os limits (limites, ou filtros da busca). Trunca-se as palavras com asterisco (pedr* vale por pedra, pedrão, pedregulho ...)

Como apresentar a resposta?

Existe uma publicação que ensina a apresentar um artigo em 10 minutos. É muito útil por chamar atenção para o que deve ser enfatizado e o que deve ser resumido numa apresentação. Vale lembrar que o principio não é apresentar um artigo e sim a resposta para a dúvida, que pode e deve ser constituída de mais de um artigo.
Um boa proposta é a elaboração de um pequeno texto (uma página) que contenha a estrategia de busca, apresentação da dúvida, citações das evidências mais recentes(com referencia bibliográfica) e conclusão como perspectiva.
Existe um modelo de publicação de resposta baseadas em evidência porem destinada a resolução de dúvidas sobre melhores procedimentos clínicos. Trata-se do Best Bets
. É interessante conhecê-lo porque o formato da publicação que pretendemos seguir foi inspirado neste BET(best evidence topic), excluindo somente a parte relativa ao procedimento clinico.

A reunião

Na reunião o relator (último escolhido para responder a dúvida) faz a pequena apresentação da dúvida e sua resposta. Comemos o lanche e escolhemos a próxima dúvida bem como o seu relator. Por fim alguém fica responsável por publicar a resposta nesse blog.


Um comentário:

  1. Clube a frente do seu tempo!
    =D
    http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080307/entretenimento/cultura_ciencia_coracao_bebida_pol_1

    td bem que o yahoo não é dos mais confiáveis.. mas nós já tínhamos concluído isso com a apresentação do Ariel em agosto do ano passado!!
    =)

    ResponderExcluir