Adoçantes engordam?

Recentemente a mídia noticiou que o consumo de adoçantes artificiais com baixo valor energético causava ganho de peso maior do que o de açúcar. Assim, o objetivo da questão proposta é avaliar se este fenômeno realmente ocorre.

Só nos EUA o peso médio da população cresceu 10% nos últimos 10 anos e o índice de pessoas obesas cresceu entre 15 e 30%. Esses dados preocupantes motivam uma série de estudos que buscam as origens dessa epidemia, muitos dos quais na genética da população. Entretanto, é mais provável que as causas se encontrem em fatores ambientais.

Um dos fatores diretamente relacionados à epidemia de obesidade é a introdução e consumo excessivo de adoçantes artificiais pela população. Muitos argumentam que o uso dos adoçantes é conseqüência da busca por uma alimentação mais saudável frente aos problemas com a obesidade. Contudo, recentemente muitos artigos têm mostrado que os adoçantes podem ser parte da causa do ganho de peso pela população e não da luta contra esse mal.

O artigo escolhido para responder à questão foi um estudo com ratos que analisava a possibilidade dos adoçantes causarem uma desregulação da ingestão calórica através de condicionamento reflexo. Foram realizados três experimentos. No primeiro os ratos eram divididos em três grupos que recebiam iogurte com açúcar, com adoçante ou com açúcar (mas com correção calórica) e verificou-se o aumento de peso, adiposidade e a ingestão calórica. No segundo os ratos eram divididos em dois grupos e eram treinados por 14 dias tomando iogurte com adoçante ou açúcar e depois verificou-se a capacidade de compensação calórica (reduzir a ingestão após uma refeição doce e calórica). No terceiro experimento os ratos foram treinados como no segundo, mas após a refeição doce e calórica verificou-se o aumento de temperatura e a atividade.

Os resultados mostram que os ratos que recebem adoçantes engordam mais e tem maior adiposidade, mesmo não alimentando com mais calorias. Além disso esses ratos perdem a capacidade de compensação calórica e têm uma resposta termogênica menor, o que pode explicar o ganho de peso e adiposidade.

Assim, as evidências permitem concluir que os adoçantes são capazes de causar um condicionamento pavloviano levando a aumento da adiposidade e ganho de peso em ratos. Esses dados podem ser extrapolados para seres humanos, mas com ressalvas, uma vez que este tipo de condicionamento é muito maior nos animais que nos seres humanos.

Texto de Bruno Luitgards (83)

Um comentário: