Alongamento e aquecimento reduzem o risco de lesões musculares?



Lesões musculares são um dos maiores problemas dos atletas atualmente, sendo responsáveis por mais que 30% de todas as consultas de clínicas esportivas. Inicialmente, acreditava-se que o aquecimento e o alongamento teriam importante papel no exercícios, ao reduzir os riscos de lesões. No entanto, um pesquisa publicada em 2000 por Pope et al, não demonstrou redução de lesões em soldados americanos que realizavam aquecimento e alongamento antes de atividades físicas.Desde então, vários pesquisadores têm publicado artigos demonstrando ou negando a redução de lesões com essas técnicas. Muito dessas contradições devem-se a dificuldade de padronizar a definição de aquecimento, alongamento e lesões.
O review*mais recente (Woods) aponta que o aquecimento aumenta a velocidade das reações metabólicas, a velocidade de transmissão nervosa, a distensibilidade muscular. O alongamento teria a função de aumentar a distensibilidade muscular (sendo maior nos primeiros 15 minutos, mas durando até 24 horas), e a longo-prazo melhorar a qualidade de vida e aumentar permanente a elasticidade muscular. O aumento da distensibilidade reduz o risco de lesões musculares por superestiramento, e aumenta a capacidade do atleta assumir posições menos usuais em momentos de choque.
O estudo de Bixlar et Jones demonstrou que aquecimento e alongamento entre o 3° e 4° tempo de um jogo de futebol americano, reduziu significativamente o risco de lesões musculares nos atletas (004 vs 0,46 p<0,05). p=" 0,05)," style="font-size:85%;">*Busca no Pubmed com "stretching warm-up exercise" com os limites de artigos em humanos publicados nos últimos 5 anos e escritos em inglês revela 25 arigos, sendo 10 relevantes.

Woods K et al. Warm-up and stretching in the prevention of muscular injury. Sports Med. 2007;37(12):1089-99.

3 comentários:

  1. Pelo que posso concluir em bom aquecer de leve, e dar uma alongada, até mesmo pelo psicológico.

    Além disso alongamento tem outras funções alem de previnir lesoes: melhorar o desempenho e os beneficios da atividade. Existe estudo que leva isso em conta?
    www.clubedaevidencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sim existe, mas alguns estudos apontam diminuitção desempenho em algumas atletas apos alongamento. Claro q depende da modalidade, em ginastica olimpica imagino que eleve a performance.

    ResponderExcluir
  3. E agora? alongo ou não alongo antes ou depois dos exercícios?

    Acredito que as atitudes dos prof. de ed física quanto a este tema ainda estão em processo de assimilação desta informação, pois por mais que se fale na ineficiência dos alongamentos para a prevenção de lesões, não se consegue, repentinamente, tirar aqueles 5 minutos prévios de alongamentos antes de qq sessão de exercícios.

    Eu particularmente, como tal, tenho optado pelo aquecimento articular antes dos exercícios. Acredito que tenham uma influência menor na performance, principalmente antes de realizar exercícios neuro musculares.

    Como dito no primeiro comentário, acredito que sua efetividade ainda está muito mais no psicológico. Qq lesão muscular que ocorrer durante o exercício não se "cura" pelo alongamento realizado posteriormente. A lesão já está no músculo. Pelo contrário, se alongar com muita intensidade pode até agravar a lesão.

    Quanto ao aumento da performance na Ginastica Artística, acredito que não seja verdade, pois estes atletas tem sessões inteiras de treino de flexibilidade. Não são somente os alongamentos antes dos exercícios que promovem aquele grau excelente de flexibilidade.

    E este atletas são um estímulo aos questionamentos: Como ostentar uma enorme massa muscular, sem qq sinal de limitação de movimento? São dois trabalhos antagônicos (força e flexibilidade), dependentes do sistema neuromuscular, mas que convivem muito bom em atletas com estas características.

    ResponderExcluir