Como montar um clube da evidência?

A proposta do clube da evidência é baseada em experiências anteriores descritas de clubes da revista, adaptados para a realidade do estudante de Medicina da UnB. Algumas valiosas dicas foram retiradas do editorial publicado em 2004 (What makes evidence-based journal clubs succeed? Phillips and Glasziou Evid Based Med.2004; 9: 36-37) e mostraram-se fundamentais para a construção do clube, entre elas:

Organização cíclica: Revezar os papéis é fundamental para aprofundar o envolvimento do estudante com o clube. Contudo, na prática, definir os papéis na reunião anterior só tem funcionado para decidir quem será o relator. O anfitrião e o responsável por pedir a pizza tem sido decididos no início da reunião, sem que isso traga prejuízos para o desenrolar da sessão.

Pizza: Muitas vezes subestimada, a oferta de comida é fundamental para o sucesso das reuniões. Quem tem fome, tem pressa pra sair, e quem tem pressa pra sair não quer discutir o artigo apresentado. O que tem sido feito é pedir uma pizza a ser entregue na faculdade de saúde, cujo preço costuma ser dividido por quem está na reunião.

Qual questão responder? Ao contrário dos clubes da revista, que buscam respostas para questões clínicas específicas, o clube se propõe a trazer a ciência para o dia-a-dia. Desvendar mitos e descobrir tabus científicos é o seu grande objetivo, qualificando-se como um local para desenvolver a imaginação e os questionamentos, muito além de definir riscos relativos e terapêutica apropriada para determinada enfermidade.


Registro das reuniões: Nos clubes da revista tradicionais, a resposta à dúvida clínica é estruturada em formatos pré-definidos, normalmente BETs e CATs. Esse formato não se adequou a proposta do clube da evidência, então temos nos restringido a arquivar cópias dos artigos discutidos a cada sessão e divulgá-los neste blog.

Por fim, para montar um clube da evidência basta poucas pessoas, alguma desenvoltura em pesquisa de artigos (que é aprendida com o tempo), alimentação barata e divulgação do assunto da reunião previamente (email, quadro branco, cartazes...).

Um dos artigos que nos orientaram:
Rose Hatala, Sheri A. Keitz,Mark C. Wilson, Gordon Guyatt,Beyond Journal Clubs: Moving Toward an Integrated Evidence-Based Medicine Curriculum J GEN INTERN MED 2006; 21:538–541.

Um comentário: