Unidade 731 (3/4) Do Desenvolvimento de Armas Biológicas

A partir dos experimentos cruéis em prisioneiros os pesquisadores japoneses começaram a desenvolver protótipos de armas biológicas. Diversos testes foram realizados em Anda, localizada no norte de Harbin, a cerca de duas horas de trem de Pingfang. No verão de 1941, foi realizado neste local um teste com uma “bomba de porcelana” repleta de pulgas infectadas com peste bubônica. Para isso, 15 prisioneiros foram trazidos e amarrados em estacas preparadas para este fim. Um avião partindo da estação de Pingfan lançou 24 bombas, que explodiram há 100 ou 200 metros do solo, liberando as pulgas infectadas sobre todo o território. Após um intervalo de espera os pacientes eram trazidos novamente a prisão para averiguar se haviam sido infectados com a peste (NIE, 2004).

Após esses experimentos em pequena escala, o testes começaram a ser realizados em populações civis no norte e no sul da China. Estas eram excelentes oportunidades para verificar a real eficiência das armas. Para documentar estes experimentos foram realizados vídeos. Nishi Toshihide, ex-chefe de divisão da Unidade 731, relatou que em destes vídeos, assistiu uma expedição realizada na China central em 1940. Inicialmente era mostrado um recipiente cheio de pulgas infestadas com peste bubônica sendo acoplado a fuselagem de um avião. A aeronave decolava, e explicava-se que estava indo em direção a território inimigo. A seguir eram mostradas cenas de tropas chinesas em movimento, e vilas chinesas. Uma nuvem de fumaça era vista espalhando-se no céu a partir das asas do avião. Ficava claro que a nuvem era formada por pulgas infectadas. Então uma mensagem aparecia na tela: “Operação Concluída”. A seguir, outra mensagem: “Resultados”, e um jornal chinês era apresentado com legendas em japonês. O texto referia-se a uma epidemia grave de peste bubônica que irrompeu na cidade de Nimpo. A cena final era de funcionários chineses desinfetando a área da peste (NIE, 2004).

Por décadas após o fim da guerra, habitantes da área de Harbin, na China, sofreram com surtos de peste bubônica; estes fatos levaram a um processo de cidadãos chineses contra o governo chinês. Sabe-se que por vezes, a Unidade 731 contaminou intencionalmente reservatórios de água de civis, com a intenção de testar armas biológicas. São relatadas ainda contaminação de comida, dispersão aérea de infectantes, e lançamento de pequenas bombas contendo pulgas infectadas. Surtos de peste bubônica, cólera e febre tifóide no leste da China são atribuídos a estas atividades (POWELL, 2006) (KLIETMANN, 2001).



3 comentários:

  1. CEUS!

    www.clubedaevidencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. po
    e a resposta do congelamento??!

    www.clubedaevidencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. japonesada era ruim. Meu, tem tb uma cidade inteira na China q foi sodomizada, nem mulheres e crianças escaparam. Vixe!!!

    ResponderExcluir