Consumo de leite na infância favorece o desenvolvimento de diabetes tipo 1?

A diabetes tipo 1 é uma doença auto imune, cujo início se dá tipicamente na puberdade. A produção de anticorpos destrói as células produtoras de insulina no pâncreas (as células-beta), impedindo que haja secreção desse hormônio responsável por armazenar a glicose que consumimos dentro das células. Sem a insulina, a glicose fica circulando no corpo, podendo causar vários problemas. Geralmente, os anticorpos não reagem contra células do nosso organismo, graças a um delicado mecanismo de tolerância do sistema imunitário.
As gritantes diferenças geográficas na distribuição da diabetes tipo 1, seu aumento da incidência a partir dos anos 50 e a pouca concordância entre gêmeos idênticos são fatores que levaram os cientistas a pensar em causas ambientais para esta doença. Inicialmente, estudos epidemiológicos encontraram forte associação entre o consumo de leite de vaca e a prevalência de diabetes tipo 1 em alguns países. Uma metaanálise de estudos caso-controle mostrou um risco 50% maior de desenvolver diabetes tipo 1 em crianças que começaram a beber leite de vaca antes dos quatro meses de idade.
Isto pode ter várias explicações: a perda da proteção conferida pelo aleitamento materno e a reação imunitária contra as proteínas do leite bovino. Sabe-se que o aleitamento materno é essencial para o amadurecimento do sistema imunológico do bebê e que há maior incidência de diabetes 1 em pessoas que não foram amamentadas. Além disso, a semelhança de proteínas do leite com algumas de nossas células (especialmente das células-beta) poderia levar um sistema imunitário imaturo a reagir contra essas proteínas e, consequentemente, levar a destruição das células beta. Estudos em ratos evidenciaram essa relação, fortalecendo o papel do leite de vaca na fisiopatologia da diabetes.
Por essas e outras, o aleitamento materno adquire importância especial no crescimento do bebê, sendo indispensável e insubstituível até os seis meses de idade.

Referências:
Schrezenmeir J, Jagla A. Mik and Diabetes. Journal of the American College of Nutrition, 2000, 19(2), 176S–190S.
Virtanen SM, Knip M. Nutritional risk predictors of beta cell autoimmunity and type 1 diabetes at a young age. Am J Clin Nutr. 2003 Dec;78(6):1053-67.


4 comentários:

  1. É como diz o ministério da saúde: "Para você é leite, para a criança é vida", hehhe

    ariel

    ResponderExcluir
  2. Acho que deve aleitar o máximo que puder. Enquanto der leite, ou até quando o moleque aceitar. Óbvio que sem exageros pois o menino precisa sair da fase oral do desenvolvimento mental.

    ResponderExcluir
  3. tem relação entre o tempo de amamentação e as etapas do desenvolvimento?
    Freud explica?

    ResponderExcluir
  4. Que mané Freud o que, esse blog aqui é sério.

    ResponderExcluir