Mortalidade é inversamente proporcional ao colesterol(LDL). Aparente paradoxo.


Tentei, tentei, tentei e não consegui concluir sobre a existência (ou não) de uma relação clara entre colesterol(LDL) e mortalidade.
A suposta existência dessa relação foi formalizada pela coorte de Framingham nos meados do século passado. Pois é, tudo que eu falei até agora não é basiado em evidência, são coisas que ouvi meus professores falando.
Bom, lendo alguns artigos de metaanálises(melhor tipo de trabalho para estabelcer relações) de estudos de Hipocolesterolemiantes (estatinas) observei que havia uma certa suspeita de aumento de mortes (principalmente não cardivasculares) relacionadar a menores índices de colesterol total(LDL+HDL) e LDL.
É improtante lembrar que pesquisei exclusivamente artigos cujos desfechos incluiam mortalidade ou expectativa de vida, mais relevantes que expessamente de carotida ou aumento de eventos coronarianos (comuns em estudos preliminares).
O artigo que tratava mais diretamente o assunto trazia o seguinte gráfico.

obs.: O trastejado é o grupo tratado e a linha contínua representa o grupo tratado com placebo. A única curva que não foi estatíticamente significantativa é a do controle na mortalidade total.
Non-Cardiovascular Mortality, Low-Density Lipoprotein Cholesterol and Statins: A Meta-Regression Analysis

Este gráfico é muito interessante, mas não consigo explicar o paradoxo. Lanço então o desafio ao leitores de explicar o fenômeno. clubedaevidencia@gmai.com

Entendendo o colesterol com vídeos(youtube):
Colesterol e Fitoestorois (a parte de fitoesterois foge a discussão)
A historia natural de um ateroma
Referências:
busca no pubmed: "Cholesterol"[Mesh] AND ("Mortality"[Mesh] OR "Life Expectancy"[Mesh]) Limits: only items with links to full text, Meta-Analysis, English, Spanish
Low density lipoprotein cholesterol, statins and cardiovascular events: a meta-analysis.

5 comentários:

  1. Achei algumas coisas na minha pesquisa:
    esse artigo do JAMA é uma metaanálise de doenças arterial coronariana e diminuição do colesterol. Acho interessante ressaltar que em todos os estudos avaliados, os participantes tinham colesterol total acima de 200 mg/mL.

    esse artigo do BMJ de 1990 mostra aumento da mortalidade por acidentes, suicídio e violência em pessoas com colesterol mais baixo. Alguns entendidos argumentam q não dá pra estabelecer uma relação de causalidade.

    A constatação de que o colesterol é um inimigo parte de dois estudos: Framinghan e MRFIT. Achei uma metaanálise da qualidade metodológica dos artigos do MRFIT, que indicava serem os artigos de má qualidade.

    :)
    essa é minha contribuição aí por enquanto!

    ResponderExcluir
  2. Aqui está a metaanálise sobre o MRFIT. =)

    ah é
    um tal de Oliver MF publicou um artigo com o título "Reducing cholesterol does not reduce mortality" na J-Am-Coll-Cardiol. 1988 Sep; 12(3): 814-7.
    quem tiver acesso a capes.. :)

    ResponderExcluir
  3. mais um do jama

    :D
    boa leitura para todos nós

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim atualizaram isso aqui.

    ResponderExcluir
  5. caraca, natalie frenetica...

    Ariel

    ResponderExcluir