Própolis alivia dores de garganta?


O própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir de resinas extraídas da flora de determinada região. Sua função é tampar pequenos buracos na colméia e seu extrato tem diversas aplicações, desde o tratamento de aftas1 até o controle da proliferação de células tumorais2. Devido à sua origem muito diversa, a composição do própolis varia entre as diferentes regiões. Portanto, para que qualquer estudo feito com própolis seja válido é importante que a concentração de princípios ativos seja avaliada e padronizada. Por isso muitos estudos são feitos buscando estabelecer uma composição padrão para o extrato de própolis a ser usado em pesquisas ou comercializado.

O uso de própolis para o alívio de dores de garganta é corrente na população. Usei o Google scholar para buscar evidências a respeito da eficácia desse método. Digitei “própolis” e “Clinical Trial”. Surpreendentemente encontrei pouquíssimos artigos relevantes e esses poucos eram em outras línguas que não o inglês (Romeno, Russo...). Os artigos mais interessantes que achei sobre esse assunto eram de revistas de microbiologia que falavam das propriedades antimicrobianas do própolis3.

Após extensa pesquisa achei que a relação do própolis com o alivio das dores de garganta era muito pobre em estudos, por isso resolvi buscar algum estudo clinico interessante sobre outro dos vários efeitos benéficos do própolis. Escolhi um artigo sobre os efeitos do uso de própolis como suplemento alimentar no controle da asma leve a moderada.

O artigo publicado no Fundamental and Clinical Pharmacology4 descreve um estudo feito com 46 pacientes asmáticos. O artigo tinha como objetivo avaliar os efeitos do consumo diário de própolis, por 2 meses, tanto nas funções ventilatórias e na quantidade de ataques noturnos, quanto nos mediadores da inflamação e fatores imunológicos, visto que a asma é uma doença inflamatória crônica. Os pacientes foram divididos em 2 grupos, um recebia o própolis diariamente e outro recebia placebo. Os resultados mostraram uma melhora significativa nos parâmetros avaliados no grupo que consumia própolis. O número de ataques noturnos diminuiu de uma média de 2,5 para apenas 1 ataque por semana. Na avaliação das funções respiratórias a melhora variou de 19 a 41% dependendo do teste. Essas melhoras clínicas foram acompanhadas por alterações benéficas nos níveis séricos de fatores imunológicos e mediadores da inflamação, sendo possível assim estabelecer uma correlação entre os achados clínicos e as alterações no sistema imunitário.

As conclusões do artigo são grande relevância, pois são um indício do mecanismo de ação do própolis, podendo, portanto, ser importante para que novos estudos sejam feitos buscando entender de que forma se dá a ação do própolis no controle da asma e de outras patologias.

Referências
1 Samet et al. The effect of bee propolis on recurrent aphthous stomatitis: a pilot study.Clin Oral Investig. 2007 Jun;11(2):143-7. Epub 2007 Feb 7.

2 Li et al. Antiproliferation of human prostate cancer cells by ethanolic extracts of Brazilian propolis and its botanical origin. Int J Oncol. 2007 Sep;31(3):601-6.

3 Grange et al. Antibacterial properties of propolis (bee glue). J R Soc Med. 1990 Mar;83(3):159-60. Review.

4 Khayyal et al. A clinical pharmacological study of the potential beneficial effects of a propolis food product as an adjuvant in asthmatic patients. Fundam Clin Pharmacol. 2003 Feb;17(1):93-102.

7 comentários:

  1. minha mãe trabanho com abelha ii propolis é muito bom pra varias coisa tipo:coloca em firidas para cancer,dor de garganta,dor de estomago e etc.. eu bebo diariamente prove é muito bom vc ira gosta é bom beber com agua com pouca agua ii uns 8pingo ou mais a quentidade q quiser.sou miclecia ii tenho15 anos sou de porto calvo alagoas.

    ResponderExcluir
  2. oi eu estou gravida e com dor de garganta quero saber se posso tomar propolis e se e eficas estou com cinco mes de gestaçao

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, se você nao pode ajudar, melhor ficar quieto. Um dia pode ser seu filho que esteja sendo gerado. Ou talvez nao, pois pela resposta nao tem a mínima condição psicológica para ser pai ou mãe, pois é tão bom que nem quis se identificar. Pessoa frustrada.

    ResponderExcluir
  4. Eu tomei extrato de própolis sem álcool durante a gravidez, para dor de garganta e foi muito bom tomei 7 gotas no suco de meia laranja pela manhã.

    ResponderExcluir
  5. Propolis na cabeça do pênis aumenta o desempenho sexual?

    ResponderExcluir