Mulheres que convivem muito mestruam juntas?

Desde a primeira publicação de Martha McClintock em 1971 sobre a sincronização da menstruação, o tema passou a ser foco de grande discussão no meio científico. Houve também repercussão entre leigos, entre os quais muitas mulheres acreditam que seus ciclos menstruais possam ser sincronizados.

A dúvida do grupo era se mulheres que convivem demais sincronizam seu ciclo menstrual. Para tentar solucioná-la pesquisei no pubmed synchron* menstrual cycle, que resultou em diversos artigos que pareciam responder satisfatoriamente à questão.

Entretanto, muitos autores avaliaram a possível existência desse fenômeno em estudos com colegas de quarto e os resultados foram bastante contraditórios. Por isso resolvi escolher o artigo Menstrual synchrony in a sample of working women, que media esse fenômeno em colegas de trabalho.

Nesse artigo, pares de mulheres que trabalhavam juntas por pelo menos um ano, em um escritório pequeno e que não tivessem contato com outras pessoas durante seu tempo de trabalho responderam questionários sobre o dia de início de sua menstruação e o nível de amizade entre elas.

Muito embora os autores cheguem à conclusão de que a sincronização está provada, há um grande viés no seu método. Para se considerar a existência de sincronização os autores utilizam o chamado índice de sincronia que mede a diferença entre o tempo entre os inícios das menstruações das duas mulheres e ¼ do tempo médio entre duas menstruações das duas mulheres, considerando qualquer valor negativo como sincronia. Por exemplo, em um ciclo médio de 28 dias, o valor esperado para a diferença entre os inícios das menstruações é de sete dias (¼ do ciclo) e se o valor encontrado for de cinco dias, é considerado que houve sincronia, mesmo que as menstruações das duas mulheres não coincidam em nenhum dia.Assim, eu considero que há uma tendência à sincronização menstrual em mulheres que convivem demais, até por causa de outros artigos encontrados em minha pesquisa, mas a sincronização real ainda não foi comprovada.

Referências:

Weller L, Weller A, Koresh-Kamin H, Ben-Shoshan R. Menstrual synchrony in a sample of working women.Psychoneuroendocrinology. 1999 May;24(4):449-59. PMID: 10341370 [PubMed - indexed for MEDLINE]

Stern K, McClintock MK. Regulation of ovulation by human pheromones.Nature. 1998 Mar 12;392(6672):177-9. PMID: 9515961 [PubMed - indexed for MEDLINE]

Relator: Bruno (83)

8 comentários:

  1. Eu trabalho com mais 2 outras mulheres. Nossos ciclos metruais são iguais, Mas tem uma descontrolada entro nós que está fazendo todas nós mestruar duas vezes no mês.
    Será isso uma prova, ou mais uma coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Isso é muito engraçado... Você fez parecer que é uma doida varrida que está tirando a harmonia do lugar. kkkkkkk

      Excluir
  2. Leiam este artigo , ele traz uma explicação bem simples para este "fenômeno".

    http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-hormonio-que-influi-no-ciclo-menstrual.htm

    ResponderExcluir
  3. Lilian pergunto:
    Eu e minha namorada estamos juntas a três meses,e tres meses de namoro já é a segunda vez que menstruamos juntas.
    Antes vinha pouco pra mim no primeiro dia,já dela sempre foi contrario vem sempre muito,ate demais.
    Engraçado parece que agora no segundo mes de mestruação parece que estamos muito ligadas, ela sente colica de um lado e eu do outro e como dela vem em grande quantidade ate o meu vem igual.
    Será um laço de convivencia muito forte?
    Será apenas uma coincidência?
    Ou será muito amor, que sentimos uma pela outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é mutio amor gente! <3
      eu e minha namorada tbm estamos assim, rs.

      Excluir
  4. è verdade, agora que voltei a morar com minha mãe, e tem uma irmã que ficava menstruada em dia diferente, sincronizamos a dois meses, esquisitissimo...

    ResponderExcluir
  5. eu moro com cinco mulheres e nos estamos mentruando juntas,,,mas pq? como meu organismo sabe que a outra mulher ta menstruando tbm!!???

    ResponderExcluir
  6. eu e minha melhor amiga menstruamos iguais , sempre no mesmo dia , e vai embora sempre as duas no mesmo dia . Se a de uma vinher adiantada a da outra tamném vem .

    ResponderExcluir