Colchões antialérgicos melhoram a qualidade de vida do asmático?

A resposta é não, segundo estudo publicado em 2003 no New England Journal of Medicine.
(Control of Exposure to Mite Allergen and Allergen-Impermeable Bed Covers for Adults with Asthma, Woodcook et col. Volume 349(3), 17 July 2003, pp 225-236)

O estudo duplo-cego aleatorizado avaliou o efeito da colcha impermeável antialérgica em 1155 adultos asmáticos em dois aspectos: se a intervenção seria capaz de alterar a capacidade vital e de reduzir o consumo de corticóides por estes pacientes. Para tanto, metade dos pacientes recebeu a colcha antialérgico (intervenção) e a outra recebeu uma colcha não-impermeável (controle).

Os resultados do estudo falham ao indicar quaisquer diferenças entre os grupos intervenção e controle. Todavia, se analisarmos o grupo total de pacientes, é possível observar melhorias nos aspectos testados, sugerindo um efeito positivo do uso da colcha (independente de ser impermeável ou não) no tratamento da asma. Seria isso o efeito placebo?

Um comentário:

  1. Olá ex-alunos !

    Parabens pelo blog.

    Esta: M A R A V I L H O S O

    vou fazer campanha do blog de voces no cienciabrasil (ja o o meu blog anda MUITO deficiente de textos de ciencia nas ultimas semanas...)

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir