Existe base terapêutica na utilização do enema?

A terapia de lavagem intestinal é conhecida como hidrocolonterapia, sendo o enema a introdução de água no intestino, geralmente pelo ânus. Este tipo de terapia baseia-se na antiga teoria da autointoxicação, segundo a qual toxinas acumuladas no trato gastrointestinal são absorvidas pela mucosa, literalmente, envenenando o corpo. A hidrocolonterapia foi muito utilizada, principalmente no século XIX, todavia, na década de 30, a perseguição política aos terapeutas (nem sempre médicos) e a popularização dos laxantes aliados ao desconhecimento científico sobre o assunto, provocaram certo desprezo pelo assunto. Kit comercial

A pesquisa no pubmed com os termos hidrotherapy AND (colon OR colonic) e limites para Português, Inglês e Francês revela 7 resultados, todos relevantes. Destaca-se apenas um relato de caso de perfuração anal e gangrena com risco de vida. O artigo considerado mais adequado para responder a questão foi o que avaliou o perfil comercial da hidrocolonterapia no Reino Unido.

A pesquisa avaliou 38 hidrocolonterapeutas registrados na Association of Colonic Hidroterapists e 242 clientes desses, por meio de questionário. Os resultados da pesquisa indicam que a hidrocolonterapia é uma atividade comercial lucrativa, e que isto poderia ser um fator que explicasse a sua prática ainda hoje. Os clientes avaliados mostraram-se insatisfeitos com a medicina tradicional e consideram que a hidrocolonterapia tem sido capaz de resolver os problemas de saúde que os levaram a procurá-la.
Tabela do artigo comparando a satisfação dos clientes de hidrocolonterapia com a medicina tradicional.

A hidrocolonterapia tem se mostrado um procedimento seguro e, apesar da ciência não ter sido capaz de comprovar seu funcionamento, ela também não o foi de comprovar seu não-funcionamento. Dessa forma, ainda não há indícios que permitam descartar a hidrocolonterapia como uma alternativa ao manejo da constipação intestinal.

Bibliografia:
Colonic Irrigations: A Review of the Historical Controversy and the Potential for Adverse Effects, Richards DG, et cols. Não publicado, disponível em aqui.
Retrograde commercial colonic hydrotherapy,Taffinder J, et cols. Colorectal Disease, 2004. 6, 258–260

5 comentários:

  1. Assim como a ciencia não nega também os efeitos positivos do esperma de golfinho no tratamento de acnes. Acho q se não se sabe se melhora, e existem alguns riscos, é melhor não recomendar.

    Ps. se bem q esperma de golfinho não deve fazer mal.

    ResponderExcluir
  2. que interesse estranhao...
    acho que como forma de terapia de rotina nao faz sentido. se o individuo achar aquilo ludico nao tem tanto problema. heheh

    ResponderExcluir
  3. a questão era se funcionava para constipação ou para a "desintoxicação"?
    Porque para a constipação deve funcionar - apesar do grande trauma.

    ResponderExcluir
  4. então pablo..
    mas é q na filosofia da parada, a constipação é causada pela intoxicação =)
    não dá pra separar...

    ResponderExcluir
  5. serve pra fazer anal de modo limpo. Alta evidencia pra isso kkk

    ResponderExcluir