Uso de telefone celular está relacionado com risco de câncer?


A exposição a radiação ionizante é um dos mecanismos propostos para explicar o surgimento de cancer. Se esta assertiva é verdadeira, então o crescente uso de telefones celulares entre as pessoas poderia ser um fator preocupante, em termos de saúde pública. Caso o mecanismo responsável pela alteração celular, que desencadearia a formação de neoplasmas, seja a exposição direta a radiação, então, estudos que avaliem câncer de cerebros ou de meato acústico são de interessante análise para a resolução dessa questão.Para tanto foram escolhidos dois estudos caso-controle do mesmo autor (Stefan Lönn et cols.), partes de um estudo multicêntrico europeu (INTERPHONE), que analisaram a freqüencia de exposição a radiação ionizante do celular a médio e longo prazo e a ocorrência de câncer de cérebro e meato acústico.
O primeiro incluiu 3,7 milhões de pessoas entre 20-69 anos, sendo 899 casos. Pela análise da razão de chance, foi possível concluir que não houve correlação entre a ocorrência de câncer de cérebro e o uso frequente de telefone celular.
O segundo estudo, sobre cancer do meato acústico, apontou uma chance de 3,1x de ter câncer de meato acústico em usuários de telefone celular a mais de 10 anos. Vale a pena frizar que este foi o único estudo encontrado que permitiu essa associação pela estratégia de busca:

Termos: (cancer OR neoplasm OR tumor )and ("low frequency fields" OR "cell phone" OR "ELF FIELDS" OR "mobile phone") nos campos Title/Abstract com limites para artigos em Inglês, Francês ou Português.


O relatório de saúde pública da OMS apontou para numerosas incertezas nesse campo. A maioria dos estudos epidemiológicos apontam para uma forte correlação entre a exposição a radiação ionizante e diagnóstico de leucemia, principalmente em crianças. Contudo, ainda não há evidência experimental que suporte esse fato.

Referências
Lönn S et cols. Mobile Phone Use and the Risk of Acoustic Neuroma, Epidemiology 2004; 15(6)
Lönn S et cols. Long-Term Mobile Phone Use and Brain Tumor Risk. Am J Epidemiol 2005;161(6)


4 comentários:

  1. agora tem q ver a relacao com infarto. essa bombada constante aumenta o (di)stresse?

    ResponderExcluir
  2. Pronto!
    Agora que achei vou passar aqui de vez em quando..
    E pra não dizer que eu só vim comentar eu realmente li o post de celular, ainda que achasse esse tema muito mito criado pela imprensa. Mas pelo jeito nem é bem assim, né?! 3,1 vezes mais chances de criar câncer de meato. Pode até não ser indiscutível, mas é indício pra muito estudo!
    Lucas 86

    ResponderExcluir
  3. Gostei da materia e acredito, sim, que existe alguma coisa relacionada á saúde e o uso do celular. Quando demoro com o telefone no ouvido sinto um peso no interior do ouvido.Esta ação repetida não deverá ser neutra.
    Terezinha Queiroz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! esta materia nos trás informações
    q muitas vezes passam desapercebidos,pelos usuários.

    ResponderExcluir