Existe evidência que suplementos vitamínicos são benéficos?



O estresse oxidativo está envolvido na fisiopatogenia de muitas doenças e no processo natural de envelhecimento. Estima-se que 10 a 20% da população adulta dos Estados Unidos e Europa (80 – 160 milhões de pessoas) consumam suplementos antioxidantes, acreditando preservar sua saúde e prevenir doenças. Os antioxidantes deveriam diminuir os danos oxidativos às células e aumentar a expectativa de vida. Entretanto, as evidências de que suplementações são benéficas, não estão bem firmadas. Alguns estudos não encontram nenhuma evidência de que eles prolonguem a vida, ao contrário, seus dados alertam para a probabilidade de encurtá-la. Há um grande número de publicações científicas a respeito, mas poucas de boa qualidade.

Portanto, o objetivo desta edição do Clube de Evidência foi analisar os benefícios e malefícios da suplementação antioxidante na prevenção primária (na população geral) e secundária (pacientes com certas doenças), excetuando-se os casos de prevenção terciária (utilização da suplementação para fins terapêuticos). Para tanto, foi buscado no Pubmed artigos com os termos “antioxidant supplements” e “primary and secondary prevention” com um total de 12 artigos, sendo 8 deles revisões. Para discutir a questão, foi escolhido uma metanálise do JAMA (The Journal of American Medical Association), publicado em fevereiro de 2007: “Mortality in Randomized Trials of Antioxidant Supplemnts for Primary and Secondary Prevention”.
O artigo seguiu o método Cochrane Collaboration de seleção e separou dados de 68 trials randomizados, com um total de 232.606 participantes. Dividiu então os artigos em subgrupos de acordo com a qualidade metodológica e o risco de superestimar efeitos das variáveis. 47 artigos (69,1%) apresentavam baixo risco de superestimar dados (estudos duplo-cegos, boa aleatoriedade e acompanhamento) e 21 artigos (30,9%) apresentavam alto risco de superestimar dados. Analisou a heterogenicidade dos grupos, a qual não era significativa e permitia que os dados dos grupos fossem compilados. Dados relacionados às doses, duração da suplementação e a finalidade de prevenção primária ou secundária não foram estatisticamente significantes quando correlacionados com a mortalidade.


Os dados refletiam que o uso exclusivo do beta caroteno aumentou significativamente a mortalidade. Este efeito não foi significativo quando o mesmo foi combinado com outros suplementos. Após retirar os estudos que apresentavam alto risco de superestimar dados, o uso exclusivo ou combinado do beta caroteno foi relacionado significativamente com o aumento da mortalidade. O uso exclusivo ou combinado da vitamina A ou da vitamina E não aumentou significativamente a mortalidade; contudo, após retirar os dados dos estudos de alto risco, o uso exclusivo ou combinado de vitamina A ou da vitamina E foi relacionado significativamente com o aumento da mortalidade. O uso exclusivo ou combinado da vitamina C não aumentou significativamente a mortalidade, mesmo após exclusão dos dados dos artigos de alto risco. O uso exclusivo ou combinado de selênio apresentou diminuição significativa da mortalidade, contudo após extração dos dados dos artigos de alto risco, o uso exclusivo ou combinado do selênio não teve influência significativa na mortalidade. O índice geral de aumento de mortalidade foi de 5%.
Assim, concluiu-se que não há evidências de que a suplementação antioxidante tenha efeitos benéficos na mortalidade. E ainda que o uso exclusivo ou combinado de betacaroteno, vitamina A e vitamina E aumentam significativamente a mortalidade. Não há evidência que o uso de vitamina C aumenta a longevidade e faltam dados para refutar seu potencial negativo na sobrevida dos seus usuários. O selênio tende a reduzir a mortalidade, mas são necessárias mais pesquisas para elucidar a questão. Confirmou-se também que estudos que utilizam metodologia inadequada superestimam efeitos destas suplementações.

Goran Bjelakovic; Dimitrinka Nikolova; Lise Lotte Gluud; et al., Mortality in randomized trials of antioxidant supplements for primary and secondary prevention: systematic, review and meta-analysis. JAMA 2007;297(8):842-857 (doi:10.1001/jama.297.8.842)

Relatora: Luciana (81)TE AMO MINHA LINDA!

Um comentário:

  1. I do accept as true with all of the ideas you've offered for your post. They are really convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are too brief for novices. Could you please extend them a bit from next time? Thank you for the post.
    Here is my web site : online flash casino

    ResponderExcluir