Hipertensão causa dor de cabeça?

É freqüente em consultórios pacientes que se queixem de dores de cabeça relacionadas a picos hipertensivos. Muitas vezes os pacientes sequer chegam a aferir a pressão, mas "sabem" que a dor é decorrente de hipertensão.

Em 1923, Janeway afirmou que enxaquecas eram comuns em pacientes com hipertensão, desde então a relação entre a pressão arterial e dores de cabeça foram examinadas em diversos estudos. No entanto, existe uma grande contradição se associações entres os 2 elementos realmente existem. A maioria dos estudos, por serem retrospectivos ou transversais, não são capazes de demonstrar, por princípio, qualquer relação de causa e efeitos. Sendo assim, após busca no PubMed*, escolhi um artigo prospectivo realizado na Noruega com 22.685 adultos.

O estudo foi realizado com dados de duas pesquisas epidemiológicas: o HUNT-1 (realizado entre 1984 e 1986) e o HUNT-2 (realizado entre 1995 e 1997). Em ambas as pesquisas valores de altura, peso, pressão arterial, pulso e nível de glicose foram examinadas. Infelizmente, no HUNT-1 não havia questionário sobre freqüência de dores de cabeça, isso representa certa limitação, mas não invalida o estudo.

Sendo um estudo prospectivo, desejava-se analisar se indivíduos com hipertensão estudados em 1984-1986 tinham maior chance de apresentar dores de cabeça ou enxaquecas. O preferível seria escolher pacientes que não apresentassem cefaléias em 1984-86. Como infelizmente isso não foi possível, foram selecionados os pacientes que referiram não ter usado analgésicos no mês anterior a pesquisa (essa pergunta estava presente no HUNT-1). Para evitar que fármacos anti-hipertensivos interferissem no resultado, a análise estatística foi repetida excluindo os 3.678 pacientes que usavam medicações.

O risco relativo de desenvolver dor de cabeça relacionado a pressão arterial aferida 11 anos antes pode ser conferida na tabela abaixo:

A resolução da imagem está baixa, mas se você clicar nela, é possível ler melhor os dados.


Resumindo, pressões sistólicas altas tendiam a ter uma associação com menor prevalência de dor de cabeça em todas as faixas etárias. Em ambos os sexos existia uma forte linha de tendência (p<0,002)>

Uma análise transversal dos dados do HUNT-2 apontam que altas pressões sistólicas estavam associadas à menor prevalência de cefaléia, sendo estatisticamente significante apenas no grupo "Todos tipos de dor de cabeça" e "Dor não-enxaquecosa" em mulheres.

Uma possível explicação biológica para a relação inversa entre pressão arterial sistólica e o risco de cefaléia pode ser um fenômeno denominado "hipoalgesia associada a hipertensão". Isto é, sabe-se que pacientes (e também ratos) com pressão alta apresentam menos dor. Acredita-se que o mecanismo envolva baroreflexos interferindo nos estímulos de dor.

Vale lembrar que apesar dos resultados deste estudo, casos de hipertensão graves e específicos cursam com cefaléia, dois exemplos clássicos são a eclâmpsia e o feocromocitoma.

___________________________________________________________________

*Pesquisado no http://www.pubmed.com/ artigos com os termos “BLOOD PRESSURE” e “HEADACHE”, com limites para “título” e “estudos em humanos publicados nos últimos 10 anos em inglês/português/francês”, e houve retorno de 13 artigos. Foi escolhida o artigo:

Hagen K, Stovner LJ, Vatten L, Holmen J, Zwart JA, Bovim G.Blood pressure and risk of headache: a prospective study of 22 685 adults in Norway.J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2002 Apr;72(4):463-6.

4 comentários:

  1. otimo post!
    com tabela do artigo e tudo.
    faltou só justificar!!!

    Dusi
    www.clubedaevidencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agora que a gente já concorda que hipertensão benigna não causa dor de cabeça, resta saber porque diabos os pacientes chegam com essa queixa, né?

    será que a psicologia explica?

    www.clubedaevidencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom...fala de todos os tipos de analises usadas para o tipo de artigo,o que nos ajuda a entender o que é uma artigo propectivo,transversal e outros e tirou uma grande duvida minha que eu sempre associei que hipertensos sentiam mais dores de cabeça.Gostaria que se possivel me ajudassem com sugestões de temas para minha monografia ,curso biomedicina!
    Obrigada Débora

    ResponderExcluir
  4. Debora,

    voce nao deixou contato, podemos conversar sobre seu tem a de monografia.
    Existe uma área a ser abordada ou o tema é livre?
    Que área você gosta mais?

    Sugiro que aborde a interrelação corpo-mente-alma em algum processo de adoecimento. Este é o futuro da medicina ocidental.

    rafaeldusi@gmail.com

    ResponderExcluir