Há benefícios no consumo de álcool?



Utilizei o Google Scholar para tentar encontrar artigos relevantes. Nessa triagem percebi que muitos dos artigos que tratavam sobre benefícios à saúde tratavam de benefícios para o coração, então a pesquisa ficou restrita a tal subtema. Com os termos “alcohol intake” e “heart” encontrei os dois principais artigos considerados.

Um artigo de 1999, publicado no BMJ, trata da diminuição dos riscos de doença coronária. É um extenso review de artigos publicados entre 1965 e 1998 e que conclui estar provado o efeito benéfico do álcool em aumentar significativamente as taxas de HDL do sangue, desde que consumido moderadamente – até duas doses para homens e em torno de uma dose para as mulheres.

O outro artigo, o qual mereceu maior atenção, foi publicado em 2006, também no BMJ, e trata dos diferentes padrões de consumo do álcool em relação à doença coronariana, levando em conta as diferenças entre os sexos e diversas variáveis (atividade física, fumo, consumo de vegetais, gordura saturada e peixe, e o nível de educação).

Tal artigo, um cohort study de população, envolveu em torno de 50 mil dinamarqueses, sem qualquer problema cardiovascular, justamente para que a incidência de doença coronariana fosse verificada frente às estatísticas oficiais do país. Em suma, o que o artigo conclui foi que, para mulheres, o importante para diminuir o risco de doença coronariana é a quantidade ingerida, mesmo que numa freqüência baixa. Para homens, a freqüência parece ser mais importante e a quantidade nem tanto. Ao contrário de outros artigos, este afirma que quanto maior a quantidade ingerida, menor o risco de doença coronariana.

Apesar de chamar atenção, o resultado deve ser visto com cautela. A pesquisa só levou em conta a diminuição de doença coronariana sem considerar os riscos da ingestão acima do moderado, como câncer ou doença hepática. Interpondo esses dois estudos e demais não citados creio que a ingestão moderada ainda é mais benéfica. A frase do Ministério da Saúde pode ser levada a sério.

Relator: Ariel (83)

14 comentários:

  1. Que merchandising na cara de pau! A industria alimentecia (sim, cerveja é alimento, por isso pode fazer propaganda em qualquer horario no brasil), deve ter pago uma grana pro Ariel passar esse artigo. Ela bem que podia pagar um server pra gnt colocar os pdfs.

    ResponderExcluir
  2. caralho, ibraim, agora que eu sou fraterno tu virou o bomber.

    ResponderExcluir
  3. iuhihuaiuhaiuha
    vamo colocar um copo de cerva sem marca pô.
    Passa um artigo falando q alcool é bom e estampa da cervejaria!!!

    Melhor previnir doque remediar!!!

    ResponderExcluir
  4. heauiheauihuiea
    nossa
    fui eu q coloquei a foto
    eu troco!! calma meninos!!

    ResponderExcluir
  5. felizes nervosinhos??
    hahahahahahahahhahahahahaha
    :***

    ResponderExcluir
  6. agora tá parecendo um copo d'água com espuma...
    heuehuehuehu

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Dusi said...

    aihaiuhaiuhaiuha
    concordo pablo, num tinha uma cerveja com cor de cerveja nao? aiuhaiuha

    outra coisa, acho q a pergunta tem q incluir "doença cardiovascular". A resposta para essa pergunta ai teria q ser analise de longevidade ou algo assim. Não que a pergunta esteja errada. Mas não esta sendo respondida!

    ResponderExcluir
  9. ai meu deus. próxima vez vocês façam o post então enjoadinhos!! td mundo pode editar não^??

    ResponderExcluir
  10. merchandising forte do getty images diga-se de passagem...


    Sou bomber mesmo

    ResponderExcluir
  11. Natalie, se quiser eu escaneio uma 3x4 mais atual pra voce. =P

    ResponderExcluir
  12. Não precisa Ariel, acho q essa caneca ja está bem anacrônica

    ResponderExcluir
  13. Ibraim eu me referia à 3x4 da natalie mesmo hehhe

    ResponderExcluir